Óleo de Palma

oleo_amazonia

 

O óleo de palma é um óleo versátil por isso mesmo muito utilizado para fazer produtos cosméticos como batom, por exemplo. No sabonete auxilia na espumação, qualidade apreciada pelos consumidores no Brasil, embora isto não tenha nada a ver com limpeza ou qualidade do sabonete.  O óleo de palma é rico em vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis), na verdade, nenhum outro óleo vegetal tem tanta vitamina E, a vitamina E é um poderoso anti-oxidante, capaz de reduzir os tipos prejudiciais de moléculas de oxigénio (radicais livres) no corpo. Isso significa que eles podem ajudar a protegê-lo, enquanto retarda o processo de envelhecimento da pele.

Conhecido também como dendê, o óleo de palma é um dos óleos vegetais mais consumidos no mundo, com as mais diversas aplicações na indústria, desde frituras industriais, chocolates, até detergentes, sabões e sabonetes. Ele faz parte da nossa vida mesmo que a gente não saiba, já que frequentemente é colocado nos rótulos como óleo vegetal, tornando difícil a sua identificação nos produtos direcionados ao consumidor final.

Uma de suas principais características é a alta produtividade. O plantio da palma é considerado um dos maiores responsáveis por desmatamentos destrutivos dos tempos atuais. O custo, no final das contas, é muito alto, Indonésia e Malásia sacrificam suas florestas primárias e riquezas de biodiversidade em nome da renda adquirida com a exportação do produto para grandes corporações mundiais.

No Brasil o Governo Federal criou, em 2010, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma no Brasil, baseado nas diretrizes de preservação de vegetação nativa, produção integrada à agricultura familiar e com ênfase em áreas degradadas da Amazônia Legal e na reconversão de áreas utilizadas para cana de açúcar. O programa funciona e por este motivo só utilizamos óleo de palma nacional.

oleo de palma

Deixe um comentário